Minha cliente solicitou orçamento há dois anos. Dei toda a atenção, expliquei como funcionava o processo e ela encerrou a conversa dizendo que iria analisar e que retornaria nos próximos dias.
Dois anos depois, ela voltou…
Quando iniciamos o processo dias atrás, ela me contou que na época achou a consultoria “cara” e decidiu que seria mais inteligente investir o valor da consultoria comprando roupas.
E foi o que ela fez: comprou, comprou, comprou… e continuou enfrentando dificuldades na hora de se vestir.
Fez escolhas equivocadas, comprando peças de baixa qualidade por não entender sobre tecidos e caimento. E o resultado? Essas roupas, com tecidos ruins, não passavam a imagem de uma profissional bem-sucedida que precisa comunicar autoridade no que faz.
E ela percebeu isso ao chegar em uma reunião importante e sentir-se inadequada com as roupas compradas recentemente sem levar em consideração seus desejos de imagem.
Após a reunião, fez um levantamento das compras dos últimos seis meses e percebeu que o total gasto ultrapassou o valor que ela poderia ter investido na consultoria há dois anos.
Foi aí que decidiu me procurar novamente e iniciar o processo imediatamente.
Na etapa de detox, ela entendeu que qualidade é melhor que quantidade. Compreendeu também que roupas com muitos elementos românticos comunicam uma imagem doce e infantilizada, o oposto do que ela deseja e precisa transmitir.
Quando finalizamos essa etapa, ela fez uma conta rápida e constatou que de “comprinhas em comprinhas”, já havia gasto mais de 10K desde que me contatou pela primeira vez. Compras erradas, tecidos sem caimento… o famoso “barato que saiu caro”.
Finalizamos o processo e mais de uma vez ela disse: “Que arrependimento por não ter feito isso antes, quanto tempo e dinheiro desperdiçados.”
Investir em uma consultoria não é custo, é um investimento.
O barato pode sair caro e muitas vezes o que parece ser uma economia no curto prazo, pode resultar em perdas maiores no futuro. A qualidade e a estratégia fazem toda a diferença na construção de uma imagem sólida e profissional. Como minha cliente aprendeu, é melhor investir uma vez de forma certa, do que desperdiçar tempo e dinheiro em tentativas erradas.
Lembre-se: quando o objetivo é comunicar suas habilidades e competências, cada detalhe conta.
Lu Nikipa