O blazer é uma peça atemporal e embora muitas pessoas o vejam como uma peça formal, suas características versáteis o tornam um item que se adapta a diferentes estilos e ocasiões. Pode ser usado com jeans, saia, vestido, short… mas o objetivo deste post é orientar quanto aos detalhes que precisam ser observados no momento da compra.
Tecido, corte, modelagem, forro, aviamentos contam muito na hora de escolher um bom blazer que te acompanhará por muitos anos.
Forro
O forro serve para encaixar a roupa no corpo, dar estrutura e conforto (pois não deixa as ranhuras das costuras em contato com a pele). Por isso é importante observar se o forro não é maior, se não sobra nas mangas, pois isso influencia o caimento da peça no corpo.
E peças forradas influenciam no preço, por serem mais trabalhosas para ser confeccionadas, pois é modelada e costurada duas vezes, no mínimo.
Tamanho exato
Você precisa conseguir abraçar sem repuxar as costas, a peça não pode impedir sua mobilidade.
Se tiver botão, ele precisa fechar. A ombreira ou a costura do ombro deve estar no lugar exato, exceto modelo oversized que é todo mais amplo.
Aviamentos
Botões devem ser de qualidade e conversar com a elegância do blazer. Eles agregam valor à peça e ao visual.
Se o botão for revestido pelo mesmo tecido do blazer, o tecido não deve enrugar e nem estar soltando em algum ponto.
Ajuste
O blazer elegante pode ser acinturado, mas nunca justo.
Tecido
Observe a composição do tecido. Blazer para ser usado no verão terá uma composição de linho ou viscose. Quanto mais estruturado e mais pesado for o tecido, mais formal será a peça.