Uma das coisas que mais alegra meu coração é saber que contribuí para melhorar a autoestima de alguém. Como consultora, faço tudo o que posso para melhorar essa condição e ajudar as pessoas que me procuram com problemas de baixa autoestima.
E como vocês sabem, apenas um estilo aprimorado não é suficiente para deixar a autoestima nas alturas. Algumas chaves precisam ser viradas internamente, é preciso fazer o que precisa ser feito sem desculpas, fazer coisas que no primeiro momento nem sempre são boas de serem feitas, declarar coisas que ainda não acreditamos, celebrar-se e comemorar com entusiasmo cada pequena conquista.
Uma boa autoestima nos leva a uma vida de mais qualidade. No entanto, é fato que gostar de si mesmo pode ser um desafio para muitas pessoas. E infelizmente, existem hábitos que podem enfraquecer nossa autoestima e destruir nossa autoimagem. Confira essa sequência com hábitos sabotadores que inclusive já foram meus, e bem estimados, a jornada do soltar é difícil para todos e não pense que por aqui foi diferente.
Se comparar
Se comparar te coloca automaticamente em posição de inferioridade, e isso é a pior coisa que você pode fazer contra você, contra suas qualidades e personalidade e principalmente contra sua autoestima.
Eu fiz isso no início da carreira, me comparava com consultoras que estavam no mercado há anos e colhi consequências terríveis em relação a minha autoestima.
Hoje me comparo com o que fui ontem e busco ser a melhor versão dentro do que é possível.
Se autocriticar
Pare de ser cruel com você mesma, não se trate como se fosse sua pior inimiga.
Não seja dura com você mesma, se perdoe, se respeite e se ame. Não diga coisas do tipo ” como sou burra, sou um fracasso, não faço nada certo, estou feia, sou feia…” entre outros. Seja gentil com você, da mesma forma que é com os outros.
Não se cuidar
Parece tão obvio, mas muitas pessoas não se cuidam como deveriam. Manter uma aparência desleixada reflete na sua autoestima, portanto cuide de seus cabelos, pele, corpo, faça exercícios (em casa, se não puder ir à academia), use maquiagem, cuide da sua postura e cuide dos alimentos que ingere.
Diga não a tudo que drena sua energia, te inflama e prejudica sua autoestima.
Pensar negativo
Você é reflexo de tudo que pensa, se você pensa que é não é tão bonita, não é inteligente, não é competente, logo vai se sentir assim, já ouviu aquela frase “Uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”?
Pois é, isso também serve para os pensamentos que você tem em relação a si mesma.
Não saber dizer não
Quando você renuncia ao que quer para agradar os outros, anula a si própria. Por isso, aprenda a dizer não quando for necessário. Eu demorei um pouco para aprender e praticar isso, mas sempre que fui boazinha demais dizendo sim quando precisava dizer não, fui prejudicada. É muito importante estabelecer limites saudáveis.
Ouvir pessoas negativas
Existem comentários que podem ser construtivos, desde que façam sentido e que partam de pessoas que você sabe que genuinamente querem o seu bem. Se você receber alguma comentário que não se enquadra nesses critérios, desconsidere-o, pois acreditar nele só te fará sentir-se mal.
Isso vale, inclusive, para avaliar as pessoas que você mais convive. Essas pessoas despertam a sua motivação? Valorizam você pelos seus méritos? Fazem com que você se sinta bem por ser quem é? Se isso não for verdade, afaste-se. Cuide da sua autoestima.
Esperar o momento perfeito
Estamos sempre procurando o “momento ideal” para agir, para começar a se cuidar, para se exercitar, para fazer uma consultoria, tirar um projeto do papel.
É claro que todo objetivo que definimos para as diferentes áreas das nossas vidas precisa ser alcançado com organização e planejamento. No entanto, isso é diferente de aguardar o momento perfeito. Comece com o que você tem, faça o melhor com o que tem em mãos e vá aperfeiçoando ao longo da jornada.
Não ser grata
Focar apenas no que não tem ou não pode, enfraquece sua autoestima. A falta de gratidão faz com que as pessoas foquem apenas naquilo que lhes falta e que poderia ser melhor, ignorando todos os progressos que já foram feitos e itens que já foram conquistados.
Portanto, para melhorar a sua autoestima, agradeça diariamente por tudo aquilo que você já conquistou. Agradeça sempre pelo lado bom da sua vida. Isso te fará ter uma visão mais otimista sobre sua vida e, consequentemente, muito mais feliz, mesmo que você continue consciente dos seus problemas e das coisas em que precisa melhorar.
Se vitimizar
Se você é o tipo de pessoa que sempre está reclamando e se perguntando por que certas coisas só acontecem com você, saiba que estar sempre se colocando no lugar de vítima só piora as coisas. Não é no lugar de vítima que encontramos a solução dos problemas. Tudo que colocamos foco, expande, então se esforce para focar na solução e não nos problemas! Tire seu coração do solo infértil que prejudica sua autoestima.
Não esqueça – cuide da sua autoestima, cuide do seu coração.
Com amor
Lu Nikipa